Pular para o conteúdo principal

Gerenciar músicas em cartões de memória, pen drives, etc. com o Rhythmbox

Recentemente coloquei um cartão de memória SD de 1 GB no meu celular Nokia e precisava copiar músicas do meu computador para o cartão. Só que havia um problema, ao arrastar as músicas do Rhythmbox para o cartão as músicas ficavam com o formato original do arquivo que era Ogg Vorbis, mas o tocador do celular não aceita este formato e até onde eu sei ele só aceita MP3 e AAC.

Normalmente quando conectamos um DAP (Digital Audio Player) ao Linux (Ubuntu 8.10) e usamos o Rhythmbox para manejar as músicas, a maioria desses dispositivos é reconhecida, e quando arrastamos alguma música do programa para o dispositivo, a mesma é convertida para um formato suportado quando se faz necessário.

Então vem as questões:

Como fazer para que quando um arquivo de música seja arrastado para um cartão, ela seja convertida?
Como fazer para que as músicas sejam copiadas para uma determinada pasta?

Estas duas questões podem ser respondidas com: "Crie um arquivo denominado .is_audio_player na raiz do sistema de arquivos do seu cartão de memória, pen drive, ou que for."

Quando um cartão de memória é "espetado" no sistema uma janela do Nautilus é aberta exibindo o conteúdo do diretório raiz, então clique com o botão 2 do mouse num espaço vazio dessa janela e selecione Criar Documento->Arquivo Vazio, renomeie o arquivo para .is_audio_player, abra-o com o editor de texto e coloque nele o seguinte conteúdo:


audio_folders=MUSICAS/,RECORDS/
folder_depth=2
output_formats=audio/mpeg


Nesse exemplo os diretórios MUSICAS/ e RECORDS/ no seu cartão de memória serão gerenciados e os arquivos serão convertidos para MP3, se quiser suporte para Ogg Vorbis e WMA utilize a seguinte configuração:


audio_folders=MUSICAS/,RECORDS/
folder_depth=2
output_formats=application/ogg,audio/x-ms-wma,audio/mpeg


Se ao abrir o Rhythmbox o seu cartão de memória não for mostrado no painel do lado esquerdo, selecione Música->Examinar Mídias Removíveis que será feita uma detecção dos dispositivos de armazenamento que contém o arquivo .is_audio_player.

Referências:
Guide/DAPs/MassStorageDevices - Banshee
http://forums.sandisk.com/sansa/board/message?board.id=view&message.id=6895

Postagens mais visitadas deste blog

VIM: Como copiar blocos de texto lado a lado

Supondo que você possua o seguinte texto e esteja usando o VIM para editá-lo, 1o. bloco aaa bbbbb ccc 2o. bloco ddd eeeee fff e queira colocar o segundo bloco ao lado do primeiro, podemos utilizar os seguintes comandos do VIM para tal tarefa: Mova o cursor até o início do segundo bloco e tecle CTRL-v; Mova o cursor de seleção até o final do bloco que é na linha cujo conteúdo é "fff"; Tecle $ para selecionar até o final de linha; Tecle d para apagar a seleção; Mova o cursor para o final da primeira linha do primeiro bloco, tecle a e insira a quantidade de espaços ou tabulações necessários; Tecle CTRL-v e SHIFT-p para colar o bloco apagado anteriormente na posição do cursor. Assim teremos o seguinte resultado, 1o. bloco 2o. bloco aaa ddd bbbbb eeeee ccc fff

Como trocar a data de expiração das chaves GPG

Baseado na dica disponível em: https://liquidat.wordpress.com/2013/05/07/howto-changing-the-expiry-date-of-gpg-keys/ 1. Primeiramente, você precisa saber o ID da chave, neste exemplo ABCDEF12 : $ gpg -list-keys liquidat@example.com pub.   2048R/ABCDEF12 2012-09-10 [expires: 2032-09-10] id                     liquidat sub     2048R/BCDEF123 2012-09-10 [expires: 2032-09-10] Com o ID em mãos pode-se editar a chave:  $ gpg --edit-key ABCDEF12 ... A chave pública está disponível. ... pub.  2048R/ABCDEF12 ... sub   2048R/BCDEF123 ... ... gpg> 2. Agora vamos efetivamente mudar a data de expiração: gpg> expire Changing exporation time for the primary key. Please specify how long the Key should be valid.        0 = key does not expires     = key expires in n days     W = key ...

Resolvendo problema UnsignedAccessViolationException com applets JAVA

Após atualizar a versão do Java para 6u33 ou 7u5 algumas aplicações JAVA Web Start (JWS) passaram a apresentar falha com a seguinte mensagem de erro: "Erro: aplicativo não assinado solicitando acesso ilimitado ao sistema" (UnsignedAccessViolationException). Achei a solução aqui que basicamente consiste em limpar o cache JAVA: 1. Feche a aplicação ou applet Java 2. Abra o Painel de Controle Java ( $JAVA_PATH/bin/ControlPanel ) 3. Clique em Configurações... na seção Arquivos temporários de Internet 4. Clique em Excluir arquivos... Nota: Isto exclui todas as aplicações e applets baixados para o cache . 5. Clique em OK na janela Arquivos temporários excluídos 6. Reinicie sua aplicação ou applet