sábado, 26 de abril de 2008

Atualização do Ubuntu 7.10 para o 8.04

Hoje atualizei uma instalação do Ubuntu 7.10 que estava em um HD externo USB para a versão 8.04 que acabou de sair.

O processo foi bastante simples e inteiramente livre de problemas, fiz o download da imagem ISO do Ubuntu 8.04 i386 Alternate e gravei-a em um CD. Após inserir o CD, o Ubuntu detectou-o e perguntou se queria atualizar o sistema, respondi que sim e um programa guia começou o upgrade. Decorridos vários minutos (não sei quantos) o guia perguntou-me se queria reiniciar o sistema, respondi que sim.

Durante a primeira carga do sistema não pude perceber muitas mudanças, mas na tela de login já pude perceber algumas mudanças gráficas. Usei durante pouco tempo esta nova versão e ainda não tenho muitos elementos para fazer uma boa avaliação sobre esta novidade, no entanto percebi que alguns aplicativos estão bastante rápidos.

Uma coisa é certa, a atualização para a nova versão foi bastante fácil e sem problemas. Portanto, recomendo que façam isso, em vez de uma instalção a partir do zero.

quinta-feira, 17 de abril de 2008

Configurar Rede Wireless no Notebook Acer Aspire 5570z

O notebook Acer Aspire 5570z (5570-2607) vem com um placa wireless da Atheros Communications modelo AR5006EG, que algumas pessoas relataram ser na verdade uma AR5007 e que não funciona com os drivers nativos do Ubuntu (madwifi). Para que esta placa funcione é necessário instalar os drivers do Windows XP utilizando o utilitário ndiswrapper.

Para configurar corretamente foram utilizados os seguintes recursos:

http://ubuntuforums.org/showthread.php?t=512828
http://quartieri.wordpress.com/2007/12/02/acer-aspire-5570z/

após seguir as instruções mostradas nos links acima a interface de rede foi acionada com sucesso e as redes disponíveis foram localizadas e exibidas com seus respectivos níveis de sinal.

quarta-feira, 2 de abril de 2008

Autocompletar com TAB no pdksh

Esta dica é para quem usa o pdksh (Public Domain Korn Shell). Quem usa o bash utiliza bastante a tecla TAB para completar nomes de diretórios e comandos e quando utiliza outro programa shell sente falta deste recurso. Na verdade o pdksh já possui recurso semelhante, no entanto, o modo de utilização é diferente, já que se usa as combinações de teclas CONTROL+F e CONTROL+E para esta tarefa.

Então para deixarmos o pdksh com comportamento igual ao do bash, usamos o comando:


set -o vi-tabcomplete

que pode ser colocado no arquivo $HOME/.profile para que toda vez que você abra um novo pdksh essa configuração fique ativa. Observem que esta dica é válida para o pdksh e não para o ksh.