quinta-feira, 3 de julho de 2008

Como ter acesso aos arquivos do Motorola Z6 no Linux

Referências:
http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-557687.html

Instale o pacote que fornece o MTPFS (Media Transfer Protocol File System):

$ sudo apt-get install mtpfs


Verifique se você está no grupo fuse com o comando id


$ id
uid=1000(usutest) gid=1000(usutes) grupos=4(adm),20(dialout),24(cdrom),25(floppy),29(audio),30(dip),44(video),46(plugdev),100(users),104(scanner),106(fuse),108(lpadmin),110(admin),115(netdev),117(powerdev),120(vboxusers),1000(usutest)


No seu Motorola Z6 vá em Menu Principal->Configurações-> Conexões->Configurações USB e mude para 'Sincronização Mídia'

Conecte o celular na porta USB do computador, então aparecerá uma janela perguntando se você quer importar fotos, se responder Ignorar vá para o passo 1, mas se a resposta for Importar siga para o passo 2.

1. Após responder Ignorar, execute os seguintes comando em um terminal:


$ mkdir ~/MTPz6
$ mtpfs ~/MTPz6


Aparecerá um ícone nomeado MTPz6 na área de trabalho, então clique nele e uma janela do Nautilus será aberta exibindo os arquivos presentes no diretório de mídia do seu Z6. Agora você pode arrastar e soltar arquivos nesta janela como qualquer outra janela de diretório do seu HD.

Quando todas as operações de escrita terminarem não esqueça de desmontar o drive MTPz6 antes de desconectar o cabo USB. Para tanto, execute o comando


$ fusermount -u ~/MTPz6


2. Se você respondeu Importar, o seu programa de fotos padrão será aberto exibindo uma janela de importação de fotos, no entanto se o seu objetivo é gerenciar músicas na memória do Z6, então feche o programa de fotos e abra o Rhythmbox (Aplicações->Som & Vídeo->Reprodutor de Músicas Rhythmbox), vá em Editar->Plugins, localize o plugin Reprodutores Portáteis - MTP , selecione-o e feche a janela Configurar os Plug-ins.



Então aparecerá um ícone (como mostrado acima) nomeado Z6 no painel esquerdo na lista de Dispositivos, agora é só arrastar as músicas para lá e elas serão gravadas no aparelho. Não esqueça de desconectar logicamente o Z6 antes de remover o cabo, para tanto clique no ícone do Z6 com o botão 2 do mouse e escolha Ejetar.