quarta-feira, 30 de julho de 2008

Teclado Multimídia no GNU/Linux

Recentemente comprei um teclado multimídia Pleomax modelo PKB-7000X com conexão USB, ele foi reconhecido pelo sistema, mas os botões de atalho Back, Forward e Stop não funcionavam.

Pensei um pouco e resolvi usar o utilitário xmodmap para remapear as teclas para os respectivos eventos.

Para descobrir o código de cada tecla (keycode) usei o programa xev em um terminal e após pressionar cada tecla, foram impressos no terminal seus respectivos códigos.

De posse dos códigos agora vem o trabalho do xmodmap, que para remapear a tecla Back procedemos como demonstrado a seguir:

$ xmodmap -e "keycode 234 = XF86Back"

após esse comando ser executado a tecla Back funcionará no Firefox para voltar uma página no histórico.

No entanto, esta alteração só valerá enquanto durar a sessão atual, então vem a questão: "Como fazer para que esses ajustes sejam feitas a cada nova sessão?"

Um método é utilizar o arquivo $HOME/.xmodmaprc e colocar nele todos os mapeamentos desejados. Dito isso, vejam só como ficou meu arquivo xmodmaprc:

keycode 234 = XF86Back
keycode 233 = XF86Forward
keycode 232 = XF86Stop



Na próxima vez que uma sessão for iniciada, uma janela será exibida perguntando qual arquivo xmodmaprc carregar. Então selecione o arquivo .xmodmaprc listado no lado esquerdo, pressione os botões Carregar e OK. Se não quiser que essa pergunta seja feita novamente, marque a opção Não mostrar esta mensagem novamente.