terça-feira, 18 de junho de 2013

Opinião: Corrupção x Sonegação

O maior problema do Brasil não é a corrupção como muitos acreditam, mas sim a sonegação de impostos. Enquanto o dinheiro público que é desviado por corrupção monta, na pior das hipóteses, R$ 44 bilhões por ano, a sonegação de impostos representa 5 vezes mais, ou seja, R$ 200 bilhões ao ano.
(http://homemquecalculava.blogspot.com.br/2013/04/e-se-nao-houvesse-sonegacao-corrupcao-e.html)


Então se os manifestantes querem combater um prática mais nociva, deveriam lutar contra a sonegação de impostos. Deveriam lutar também contra a privatização e internacionalização das reservas de petróleo que podem representar muitos trilhões de Reais.
http://www.dr-sergio-cruz.com/products/não-ao-leilão-do-pre-sal!-o-petroleo-e-nosso!/ )

Além disso os protestos são inoportunos, o país já investiu bastante dinheiro para as copas das confederações e do mundo, portanto quem está fazendo esta propaganda negativa do Brasil está jogando fora a chance de recuperar os investimentos já feitos. Vamos queimar dinheiro? Essa é uma atitude inteligente?


Senso crítico, ceticismo e exame da realidade devem ser usados amplamente para se evitar erros de julgamentos (http://lesswrong.com/ http://rationality.org/).

Essa é minha humilde opinião.